7 dicas para você se comunicar como os profissionais de sucesso!

7 dicas para você se comunicar como os profissionais de sucesso!

Comunicação é característica comum dos profissionais de sucesso.

Para um grande líder, comunicação é fundamental.
Para um excelente trabalho em equipe, comunicação é fundamental.
Para um relacionamento duradouro, comunicação é fundamental.

Por esta competência ser tão importante na nossa vida, achei interessante descrever algumas dicas para melhorar nossa comunicação:

  • Conhecimento, saiba sobre o que você vai falar.

É preciso ter conhecimento sobre o que você vai abordar antes de sair dizendo qualquer coisa. Além de te dar credibilidade para falar no assunto, traz segurança na sua fala. Tente mostrar o que você sabe usando suas experiências como exemplo.

  • Objetividade, seja direto (assertivo).

De nada adianta falar sem parar se o que você diz não tem significado real. Enrolar, também, não é uma boa estratégia, visto que a falta de argumentos é facilmente notada. Para ser assertivo, você deve ser direto, evitando rodeios desnecessários. Mas cuidado para não se tornar agressivo, impondo sua opinião e fazendo julgamento de valores. Clareza, objetividade e sinceridade são as características de quem é assertivo.

  • Saiba ouvir, ouça mais e fale menos.

Saber ouvir é condição indispensável para o sucesso da comunicação. Mesmo que você discorde da outra opinião, deixe que a pessoa conclua o seu raciocínio para que você mostre o seu ponto de vista com argumentos contundentes. Ouvir de forma focada, olhando nos olhos do interlocutor, mostra o seu interesse, fazendo com que ele esteja mais disposto a ouvir você, assim ele irá respeitar e valorizar muito mais as suas ideias.

  • Compreensão, garanta que a comunicação seja sem “ruídos”.

Qual o objetivo da comunicação se não for a plena compreensão da outra parte? Certifique-se que a mensagem passada está sendo compreendida.
– Ouvindo, confirme se o seu entendimento está correto.
– Falando, questione se está sendo claro, ou se está gerando dúvida.

  • Linguagem, essencial para garantir que a informação foi passada.

Você sabe para quem você está falando? Conhecer o perfil do interlocutor faz toda a diferença. Ajuste a linguagem do seu discurso com palavras do cotidiano deles, bem como utilize abordagens que façam sentido no ambiente do interlocutor. Além disso, cuidado com os termos muito rebuscados que não representam nada, além de gírias e abreviaturas (somente se for adequado ao público).

  • Linguagem corporal, diz muito mais do que você imagina.

Pesquisa do laboratório de psicologia da UCLA (Universidade da Califórnia) indica que a composição da comunicação humana face a face é a seguinte: 55% são mensagens não verbais, 38% acontecem pelo tom de voz e 7% são verbais. Preste atenção à sua linguagem corporal (postura, olhar, aperto de mão, roupa e nos movimentos) para passar segurança e tranquilidade, e fique atento também aos sinais do interlocutor para saber se a conversa está agradando.

  • Humor, entusiasmo e tom de voz.

Pessoas bem-humoradas conseguem manter a atenção e interesse do interlocutor com mais facilidade. Mas não exagere, para não perder a credibilidade e parecer um comediante. Falar com entusiasmo, além de passar boas energias no seu discurso, demonstra que você acredita de verdade no que está falando e demonstra confiança fazendo com que o interlocutor se interesse pelo que você está falando.

Espero que seja útil.

Sucesso a todos.

Abs,

Alex

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Primeiro post! O Projeto EuProfissional rumo ao sucesso.

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Olá mundo!

Este é o primeiro post do EuProfissional.

Nesse projeto iremos trazer conteúdo e conhecimento que possam colaborar no sucesso profissional das pessoas.

Sabe qual é o nosso objetivo??

O nosso objetivo é conseguir ajudar a maior quantidade possível de pessoas a alcançar o sucesso profissional.

Acreditamos que há grandes oportunidades no mercado de trabalho, e os profissionais precisam estar preparados para estas oportunidades. Há uma escassez de profissionais bons, ou melhor, de profissionais excelentes.

Por que precisamos ser medianos, se podemos ser excepcionais, acima da média??

Além disso, há grandes empresas procurando bons profissionais que num futuro próximo (bem próximo) possam conduzi-las à nova era.

Tudo está mudando, as novas gerações consomem informação, produtos e serviços de uma forma totalmente diferente. As tecnologias não são mais privilégios dos “antenados”.

Haverá muitas oportunidades nas grandes e médias empresas, e também nas que estão surgindo agora e que vão dominar em pouco tempo o mercado das grandes.

Essas companhias precisarão de executivos preparados. 

Preparados para conduzir mudanças, inovações e evoluções nas empresas para o bem da sociedade.

Acreditamos que é possível ter um futuro onde todos ganham, a sociedade e as empresas.

Faça parte deste grupo de profissionais que vão conduzir as empresas nos próximos anos. Um CEO de uma empresa, presidente, diretor ou gerente, seja qual for seu objetivo, prepare-se porque você vai chegar lá.

Inscreva-se no formulário abaixo e não perca nenhuma dica importante para a sua carreira. Coloque seu principal e-mail, aquele que você considera que recebe os e-mails mais importantes. Afinal, sua carreira é tão importante que você precisa cuidar dela, não é mesmo?

Seja comprometido com a sua carreira e com seu futuro.

Sucesso!

Abs,

Alex Kobayashi